Afinal, qual é a regra das quadras de areia de Florianópolis?
Prefeitura de Florianópolis explicou como funcionam as quadras de areia públicas do município e anunciou mudanças após um episódio de violência com uma família Respeito e bom senso são as principais regras para o uso das quadras de areia municipais de Florianópolis, disse a prefeitura. Após uma confusão que acabou em violência na quarta-feira (3), […]

Prefeitura de Florianópolis explicou como funcionam as quadras de areia públicas do município e anunciou mudanças após um episódio de violência com uma família
Respeito e bom senso são as principais regras para o uso das quadras de areia municipais de Florianópolis, disse a prefeitura. Após uma confusão que acabou em violência na quarta-feira (3), a administração municipal explicou como funciona o local e anunciou mudanças após o ocorrido.
Vídeo mostra momento em que pai das jovens é espancado – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução/ND
Uma briga pelo uso de uma quadra de areia na arena de esportes Beira-mar continental, em Florianópolis, terminou com um homem espancado na quarta-feira (3). Vídeos obtidos pelo Grupo ND mostram parte da confusão. O caso foi registrado na Polícia Civil como lesão corporal leve.
Um família que jogava vôlei brigou com um grupo de jogadores de beach tennis que queria utilizar a mesma quadra. Segundo uma das envolvidas, ao menos uma, das seis quadras de areia disponíveis na Arena, estava disponível além da utilizada pela família.
A briga acabou com o pai de três jovens que jogavam vôlei agredido por, segundo afirmou a filha da vítima de agressão, dois jogadores de beach tennis. A cena foi gravada por testemunhas e circulou nas redes sociais.
Vídeo mostra momento em que pai das jovens é espancado – Vídeo: Arquivo pessoal/Reprodução/ND
De acordo com Richard Menezes, que aparece agredindo o pai das jovens no vídeo, em relato em um grupo de WhatsApp, a família jogava vôlei há mais de duas horas na quadra de areia, a qual, segundo ele, é voltada para a prática do beach tennis. Ele ainda acusa que a família estaria embriagada.
O ND Mais tentou entrevistar Richard, mas ele disse que se pronunciaria apenas no inquérito por orientação da defesa. O envolvido confirmou, contudo, que é de sua autoria a postagem da versão em grupo de WhatsApp na qual a reportagem teve acesso.
“Alguns colegas do Beach solicitaram que eles saíssem e eles foram agressivos proferindo palavras de baixo calão e ameaçando a todos que ali estavam, porque estavam visualmente embriagados. Eu cheguei no local e acalmei os ânimos, expliquei a questão das placas e fui ofendido novamente com palavras de baixo calão”, relata.
Prefeitura afirma que quadras de areia têm modalidades de prioridade
Em nota, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte lamentou o ocorrido e informou algumas regras das quadras de areia e mudanças na fiscalização do local após o ocorrido.
“O espaço é de uso público e não exige agendamento. As quadras têm modalidades de prioridade, mas nada impede que outros esportes sejam praticados no espaço”, informou a nota.
A prefeitura, até a publicação desta matéria, não confirmou se de fato a arena é equipada com placas que orientam o uso das quadras de areia.
Projeto da arena de esportes Beira-mar continental mostra as seis quadras de areia disponíveis no local – Foto: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação/ND
Apesar de não informar se existem placas no local que orientam o uso das quadras de areia, a prefeitura deixou claro que o respeito e o bom senso são primordiais para frequentar o local.
“A cultura local de uso das quadras é de respeito e bom senso do uso do equipamento público”.
Ainda conforme o município, após a briga, as regiões com quadras públicas e de prática de esporte serão alvos de mais rondas da Guarda Municipal de Florianópolis.
Qual é a sua reação?






