Autoridades de Gaza dizem que as forças israelenses cercam hospitais; testemunhas afirmam que civis foram baleados

Hospitais no território palestino relatam cercos, bombardeios, falta de profissionais e remédios Este conteúdo foi originalmente publicado em Autoridades de Gaza dizem que as forças israelenses cercam hospitais; testemunhas afirmam que civis foram baleados no site CNN Brasil.

Jan 26, 2024 - 18:05
 0  1
Autoridades de Gaza dizem que as forças israelenses cercam hospitais; testemunhas afirmam que civis foram baleados

Um cerco militar israelense a hospitais na cidade de Khan Younis, no sul de Gaza, está agora no quinto dia, disse o Dr. Ashraf al-Qudra, porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.

As Forças de Defesa de Israel disseram na sexta-feira que sua inteligência indicava que “terroristas do Hamas” operavam dentro dos hospitais Al-Amal e Nasser.

Aqui está a situação no local:

Hospital Al-Amal: “Fragmentos de estilhaços” atravessam as paredes do edifício do Hospital Al-Amal, que está cercado por tanques israelenses, segundo o Crescente Vermelho Palestino, a agência de ajuda que também está sediada no hospital. Uma casa perto do portão leste do hospital Al-Amal foi alvo dos militares israelenses, disse o PRCS, causando “extensos danos materiais” ao prédio do hospital.

Hospital Nasser: A maioria dos médicos deixou as instalações – apenas 12 cirurgiões e alguns outros funcionários médicos permanecem, disse o Dr. Ahmad Moghrabi em um comunicado em vídeo do hospital. “O que está acontecendo no hospital é um verdadeiro horror. Há bombardeios por toda parte, sons de tiros”, disse ele. A região ficou completamente sem alimentos, anestésicos e analgésicos, disse Qudra, porta-voz do Ministério da Saúde. Existem atualmente 150 profissionais de saúde, 350 pacientes e centenas de pessoas deslocadas, acrescentou.

O que a filmagem mostra: Em um vídeo obtido pela CNN, várias pessoas – algumas feridas – carregam seus pertences e parecem estar lutando para deixar as instalações do Hospital Nasser, temendo um ataque iminente após a ordem de saída, que foi emitida pelo Exército israelense na sexta-feira. Os pedidos incluíram residentes de vários bairros a oeste da cidade de Khan Younis. Eles foram convidados a ir para a área costeira próxima de Al-Mawasi.

O que dizem as testemunhas: Testemunhas oculares em Khan Younis disseram que eram alvejadas sempre que tentavam mudar de local. Mohammaed El Helo, jornalista em Khan Younis, disse sexta-feira num vídeo obtido pela CNN que os militares israelitas estão “a atingir civis diretamente e de forma sistémica à medida que atravessam o corredor seguro”. El Helo é visto correndo no vídeo, carregando um homem sangrando nos ombros. Ao seu redor estão centenas de pessoas também correndo e em busca de segurança. El Helo disse que as forças israelenses “não fazem distinção entre uma e outra. Eles têm como alvo todo mundo.”

O que diz o exército de Israel: O exército não respondeu ao pedido da CNN para comentar as alegações feitas por autoridades de saúde e testemunhas oculares em Khan Younis, incluindo alegações de que dispararam contra civis. Num comunicado divulgado na sexta-feira, as forças de defesa disseram que estão realizando “operações precisas” contra o Hamas em Khan Younis e que estão em contato com os diretores dos hospitais em Khan Younis para garantir que eles permaneçam operando.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Autoridades de Gaza dizem que as forças israelenses cercam hospitais; testemunhas afirmam que civis foram baleados no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim