CIA divulga novos vídeos buscando atrair autoridades chinesas
A medida ocorre após a CIA lançar, em outubro, uma campanha para recrutar novos informantes na China, no Irã e na Coreia do Norte Este conteúdo foi originalmente publicado em CIA divulga novos vídeos buscando atrair autoridades chinesas no site CNN Brasil.
A CIA divulgou nesta quinta-feira dois vídeos em chinês com o objetivo de convencer autoridades na China a vazar segredos para os Estados Unidos, no mais recente esforço público da agência para intensificar a coleta de inteligência humana sobre o rival estratégico de Washington.
A medida ocorre após a CIA lançar, em outubro, uma campanha para recrutar novos informantes na China, no Irã e na Coreia do Norte, publicando instruções online sobre como entrar em contato com a agência de forma segura, seguindo o que a agência disse ter sido um esforço bem-sucedido para recrutar russos.
A CIA está confiante de que os vídeos estão conseguindo ultrapassar o “Grande Firewall” da China e alcançando o público-alvo.
“Se não estivesse funcionando, não estaríamos fazendo mais vídeos”, disse um funcionário da CIA à Reuters, acrescentando que a China é a principal prioridade de inteligência da agência em uma “verdadeira competição geracional” entre EUA e China.
Os dois vídeos curtos, publicados nas redes sociais da CIA, mostram cenas fictícias em que um funcionário sênior do Partido Comunista Chinês e um funcionário público mais jovem, com acesso a informações confidenciais, se mostram desiludidos com o sistema chinês e buscam contato com a CIA.
A embaixada da China em Washington não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre os vídeos, mas já acusou anteriormente os Estados Unidos de conduzirem uma campanha sistemática de desinformação contra a China e afirmou que qualquer tentativa de semear a divisão entre o povo chinês e o Partido Comunista Chinês fracassaria.
Este conteúdo foi originalmente publicado em CIA divulga novos vídeos buscando atrair autoridades chinesas no site CNN Brasil.
Qual é a sua reação?






