Deslizamentos de terra no sul da Etiópia deixam ao menos 229 mortos

Autoridade local disse à emissora estatal do país que havia crianças entre os mortos Este conteúdo foi originalmente publicado em Deslizamentos de terra no sul da Etiópia deixam ao menos 229 mortos no site CNN Brasil.

Jul 23, 2024 - 18:25
 0  3
Deslizamentos de terra no sul da Etiópia deixam ao menos 229 mortos

Dois deslizamentos de terra em uma região remota do sul da Etiópia na segunda-eira (22) deixaram ao menos 229 mortos, de acordo com autoridades locais.

O departamento de comunicação da Zona de Gofa disse nesta terça-feira (23) que 148 homens e 81 mulheres morreram.

Habtamu Fetena, uma autoridade local, havia dito anteriormente à emissora estatal, a Ethiopian Broadcasting Corporation (EBC), que havia crianças entre os mortos e que o número de fatalidades provavelmente aumentaria.

Autoridades afirmaram que chuvas fortes causaram os dois deslizamentos de terra. Muitas pessoas foram soterradas no primeiro; um segundo atingiu e matou várias pessoas que ajudavam nos esforços de resgate, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Dagmawi Ayele, administrador da área, pontuou à EBC que cinco pessoas que estavam presas na lama foram resgatadas e estão sendo tratadas em um centro médico, acrescentando que a comunidade local estava procurando por mais sobreviventes.

Fotos mostraram um socorrista vasculhando a lama com as próprias mãos em busca de corpos.

País é propenso a deslizamentos

A Etiópia é propensa a deslizamentos de terra durante a estação chuvosa, de acordo com pesquisas geológicas.

Em partes do país, incluindo a região sul, inundações desencadeadas por chuvas pesadas deslocaram milhares de pessoas nos últimos meses, informou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) em um relatório no mês passado.

Pelo menos 43 pessoas morreram em inundações e deslizamentos de terra no ano passado, ressaltou o OCHA em novembro.

O sul da Etiópia já sofreu deslizamentos de terra devastadores, que mataram e deslocaram dezenas de pessoas.

Em maio de 2018, 45 pessoas foram mortas em deslizamentos de terra que aconteceram com poucas horas de diferença nas zonas de West Arsi, Sidama e Gamo Gofa.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Deslizamentos de terra no sul da Etiópia deixam ao menos 229 mortos no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim