Documentos revelam ligações do príncipe Andrew com suposto espião chinês

Ex-assessor detalha conversas do duque com o presidente Xi Jinping e a relação com um empresário chinês banido do Reino Unido por questões de segurança nacional Este conteúdo foi originalmente publicado em Documentos revelam ligações do príncipe Andrew com suposto espião chinês no site CNN Brasil.

Apr 4, 2025 - 21:05
 0  1
Documentos revelam ligações do príncipe Andrew com suposto espião chinês

Os vínculos do príncipe Andrew com um suposto espião chinês foram detalhados em documentos divulgados na sexta-feira (4) pelos tribunais britânicos, incluindo uma declaração de um ex-assessor próximo ao príncipe sobre a linha de comunicação do duque com o presidente chinês Xi Jinping.

A declaração de 10 páginas de Dominique Hampshire, feita em maio de 2024, faz parte de um conjunto de documentos liberados pelos tribunais após a solicitação de várias organizações de mídia britânicas sobre o relacionamento do príncipe Andrew com o suposto espião, Yang Tengbo. Os documentos são parte do recurso de Yang contra sua exclusão do Reino Unido (medida que impede a entrada de uma pessoa em solo britânico) em dezembro, o qual ele perdeu.

Yang teria estabelecido uma relação próxima com o príncipe e foi co-fundador da Pitch@Palace China, que expandiu a iniciativa Pitch@Palace do duque para a China.

Em uma audiência do tribunal em dezembro que manteve a decisão anterior de barrar Yang do Reino Unido, foi revelado que ele estava autorizado a agir em nome do príncipe Andrew durante reuniões de negócios com potenciais investidores chineses no Reino Unido.

A ex-secretária do Interior Suella Braverman disse ao parlamento em dezembro que tomou a decisão de banir Yang do Reino Unido “porque sua presença representava uma ameaça à nossa segurança nacional” e foi “baseada no conselho do MI5”, a agência de segurança doméstica do Reino Unido.

Yang negou qualquer irregularidade.

Hampshire também disse que Yang ajudou o príncipe Andrew a redigir cartas para o líder chinês Xi Jinping discutindo o Fundo Eurásia, algo que Yang havia descrito em seu depoimento ao tribunal como uma forma de “transformar” a iniciativa Pitch@Palace do duque “em um negócio de investimento, ou um fundo”. Ele também foi encarregado de conversar com “pessoas relevantes” na China, segundo a agência de notícias britânica PA.

“A Família Real, incluindo a falecida rainha (Elizabeth II), estava totalmente ciente desta comunicação – era certamente aceita e pode-se dizer que até era encorajada – era um canal aberto de comunicação útil de se ter”, disse Hampshire na declaração.

Hampshire disse que se reuniu duas vezes com o príncipe Andrew e o Rei Charles nos seis meses anteriores a seu depoimento para discutir “o que o duque pode fazer daqui para frente de uma maneira que seja aceitável para Sua Majestade”. Essas conversas incluíram discussões sobre o Fundo Eurásia, segundo a PA.

O Palácio de Buckingham disse na sexta-feira que o Rei Charles se reuniu com o príncipe Andrew junto com Hampshire ao longo do último ano para discutir propostas de financiamento independente, mas Yang nunca foi mencionado.

O relacionamento entre o príncipe e Yang começou logo após a desastrosa entrevista do duque à BBC em 2019 sobre seu relacionamento com o criminoso sexual Jeffrey Epstein, que Hampshire disse ter levado à sua crença de que a reputação do príncipe era “irrecuperável”.

“Este era um sentimento comum dentro da Família Real, apesar do que o duque pensava que poderia acontecer. Era muito claro internamente que teríamos que procurar opções para o futuro do duque longe dos deveres reais”, disse Hampshire em seu depoimento, segundo a agência de notícias britânica PA.

De acordo com a PA, Hampshire também disse que nunca viu “algo de errado” com Yang (que também usava o nome Chris), e enfatizou que Yang “categoricamente não tem um relacionamento próximo com o duque”.

“Chris, é claro, não tem o número de telefone do duque ou seu endereço de e-mail e não consegue falar diretamente com o duque por conta própria – nunca. Esta é uma prática normal e o relacionamento de Chris com o duque é o mesmo que muitos outros”, disse ele, segundo a PA.

Ele também disse que Andrew “cumpriu totalmente” com o conselho de encerrar todo contato com Yang.

Hampshire disse em uma declaração separada na sexta-feira que deixou a casa real em 2022 e não fornece mais conselhos a Andrew, segundo a PA.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Documentos revelam ligações do príncipe Andrew com suposto espião chinês no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim