Dono do Choquei admite vínculo com Felipe Neto e Janones: ‘Grande amizade’
Durante uma live no canal Diário do Centro do Mundo, no YouTube, o dono do perfil de fofoca Choquei, Raphael Sousa, admitiu ser próximo do influenciador Felipe Neto e do deputado federal André Janones (Avante-MG), responsável pela coordenação da campanha digital de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. A admissão ocorreu em […]

Durante uma live no canal Diário do Centro do Mundo, no YouTube, o dono do perfil de fofoca Choquei, Raphael Sousa, admitiu ser próximo do influenciador Felipe Neto e do deputado federal André Janones (Avante-MG), responsável pela coordenação da campanha digital de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. A admissão ocorreu em novembro daquele ano, depois do resultado que levou o petista de volta ao Palácio do Planalto.
Na ocasião, Sousa respondeu ao comentário de uma espectadora, que se apresentou como Lia Sergia Marcondes. Ela disse que conheceu o Choquei por meio do influenciador, que trabalhou ativamente pela vitória de Lula contra Jair Bolsonaro (PL).
Análise | Como a morte de uma jovem, vítima de difamação do Choquei, está ligada à indústria multimilionária de influenciadores
“Felipe Neto foi uma grande amizade que se fortaleceu”, disse Sousa. “A gente já conhecia ele [sic], já tinha contato com ele antes da política, né? Aí, ele e o Janones acho que foi [sic] responsável, como que falo, pela visibilidade que o Choquei teve. Eles retuitaram bastante coisa do Choquei durante o período eleitoral. Fora do período eleitoral também estão tendo interação.”
+ Leia as últimas notícias de Política em Oeste
Sousa alegou que a relação do Choquei com o influenciador e com o deputado é despida de interesses. “Igual muitas pessoas da internet pensa [sic]”, acrescentou. “Felipe Neto é um querido para a gente, e acho que a gente também é para ele.”
Parceiro de Janja, apoiador do governo Lula
Embora se dedique ao entretenimento e à fofoca, o Choquei tem na política seu carro-chefe. O perfil é conhecido por divulgar mensagens positivas sobre o governo Lula. Essa história começou antes da eleição e se estende até os dias de hoje.
Reportagem publicada pela revista piauí, em 1º de novembro do ano passado, mostra a relação próxima entre Raphael Sousa, criador da página, e a futura primeira-dama, Janja.
“A futura primeira-dama se tornou fonte do fotógrafo goiano Raphael Sousa, de 28 anos, fundador do Choquei”, diz a reportagem. “Os dois se aproximaram, e Janja também o convidou para subir no carro de som oficial na Avenida Paulista para acompanhar o discurso da vitória de Lula, mas Sousa não pôde ir por estar fora da cidade. Segundo ele, a relação dos dois nasceu por mensagens diretas via Instagram no primeiro semestre, quando o perfil especializado no mundo dos famosos despontava em outra seara.”
Saiba mais | A relação do Choquei com o PT
Pelo Twitter é possível ver que Janja seguia o Choquei e interagia com o perfil, por meio de likes e comentários em publicações. Apesar de dizer que é desinteressado por política, Sousa compartilha conteúdos avessos ao ex-presidente Jair Bolsonaro. “Na verdade, me posiciono contra o presidente Bolsonaro, em razão da má gestão da pandemia”, explicou Sousa à piauí.
Por que o Choquei voltou a ter repercussão
Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, cometeu suicídio nesta sexta-feira, em Minas Gerais. Dias atrás, a jovem se tornou alvo de notícias falsas, divulgadas pelo perfil de fofoca Choquei, no Twitter/X. Ela será velada em Araguari, no interior do Estado.
Leia também: “Business da fofoca: as marcas que patrocinam o perfil Choquei”
Conhecido por compartilhar informações sem checagem, o Choquei divulgou imagens de supostos diálogos amorosos entre Jéssica e o humorista Whindersson Nunes. Os dois negaram ter relação.
“Não faço ideia de quem seja essa moça, e isso é um print fake”, disse Whindersson, na ocasião. “Isso já passou do limite”, escreveu a jovem, no Instagram, dias antes de tirar a própria vida.
O leitor pode acompanhar a história completa sobre o Choquei ao clicar neste link.
Qual é a sua reação?






