Enviado de Trump espera cessar-fogo de 42 dias entre Israel e Hamas antes da posse

Durante coletiva de imprensa desta terça (7), Trump voltou a alertar que haverá graves consequências no Oriente Médio caso os reféns ainda mantidos na Faixa de Gaza não sejam soltos até 20 de janeiro Este conteúdo foi originalmente publicado em Enviado de Trump espera cessar-fogo de 42 dias entre Israel e Hamas antes da posse no site CNN Brasil.

Jan 7, 2025 - 19:45
 0  3
Enviado de Trump espera cessar-fogo de 42 dias entre Israel e Hamas antes da posse

Steve Witkoff, o escolhido do presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump como enviado especial para o Oriente Médio, disse nesta terça-feira (7) que está trabalhando junto com autoridades do governo de Joe Biden nas negociações entre Israel e o Hamas.

Ele ainda afirmou que espera obter um acordo de cessar-fogo temporário de 42 dias antes da posse de Trump em 20 de janeiro.

Witkoff, que falou brevemente em uma entrevista coletiva realizada por Trump em Mar-a-Lago na Flórida nesta terça (7), comentou que a equipe de negociação do governo Biden, coordenada por Brett McGurk, é a “liderança” dos EUA nas negociações de reféns e cessar-fogo que estão ocorrendo no Catar.

“Mas fomos incluídos. Estamos trabalhando juntos”, acrescentou. “Ninguém tem orgulho de autoria. Somos totalmente orientados para resultados. Vamos levá-los para casa.”

Questionado se a posse de Trump pode potencializar um resultado diferente nas negociações entre Israel e o Hamas, Witkoff elogiou a retórica de Trump em torno das negociações, ao mesmo tempo em que elogiou os esforços da equipe do presidente Joe Biden até o momento.

“Eu acredito que a figura de Trump está conduzindo a narrativa nesta negociação”, opinou. “E isso não é desrespeito ao presidente Biden, ele tem uma equipe sólida, e eu aprecio que eles estejam nos permitindo participar”.

Witkoff reiterou que planeja viajar para o Catar nos próximos dias ao lado de McGurk.

Durante a coletiva de imprensa desta terça (7), Trump voltou a alertar que haverá graves consequências no Oriente Médio caso os reféns ainda mantidos na Faixa de Gaza não sejam soltos até a posse dele.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

A população israelense faz protestos constantes contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados.

*Lauren Izso contribuiu com esta matéria

*Com informações da CNN

Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Enviado de Trump espera cessar-fogo de 42 dias entre Israel e Hamas antes da posse no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim