Europa viveu piores inundações em mais de uma década em 2024, diz relatório

Enchentes mataram pelo menos 335 pessoas no continente e afetaram mais de 410 mil somente no ano passado Este conteúdo foi originalmente publicado em Europa viveu piores inundações em mais de uma década em 2024, diz relatório no site CNN Brasil.

Apr 15, 2025 - 06:15
 0  8
Europa viveu piores inundações em mais de uma década em 2024, diz relatório

A Europa enfrentou as inundações as maiores inundações no ano passado desde 2013, com 30% da rede fluvial do continente atingida por enchentes significativas, afirmaram cientistas nesta terça-feira (15), enquanto as mudanças climáticas causadas pelos combustíveis fósseis, continuaram a provocar chuvas torrenciais e outros eventos climáticos extremos.

As inundações mataram pelo menos 335 pessoas na Europa em 2024 e afetaram mais de 410 mil, informaram o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia e a Organização Meteorológica Mundial em um relatório conjunto sobre o clima europeu.

A Europa Ocidental foi a mais afetada, com 2024 entre os dez anos mais chuvosos da região, desde 1950.

Tempestades e inundações são os eventos climáticos extremos mais custosos da Europa, causando danos superiores a 18 bilhões de euros no ano passado.

Globalmente, 2024 foi o ano mais quente do mundo desde o início dos registros, bem como o mais quente para a Europa — o continente que mais aquece o planeta.

O planeta está agora cerca de 1,3 grau Celsius mais quente do que em tempos pré-industriais, principalmente devido às mudanças climáticas causadas pelo homem.

“Cada fração adicional de grau de aumento de temperatura importa porque acentua os riscos para nossas vidas, para as economias e para o planeta”, disse a Secretária-Geral da OMM, Celeste Saulo.

O relatório destacou pontos positivos, incluindo o fato de que as fontes de energia renováveis ​​produziram um recorde de 45% da energia da Europa em 2024, enquanto a maioria das cidades europeias tem planos em andamento para se adaptar melhor às mudanças climáticas.

Mas extremos climáticos foram registrados em todo o continente.

Carros danificados em estrada atingida por chuvas torrenciais que causaram enchentes nos arredores de Valência, na Espanha • 31/10/2024 REUTERS/Eva Manez

O sudeste da Europa teve sua onda de calor mais longa já registrada, totalizando 13 dias, enquanto as geleiras da Escandinávia encolheram nas maiores taxas já registradas, e o estresse por calor aumentou em todo o continente.

Grande parte da Europa Oriental foi atingida pela falta de chuva e pela seca, enquanto inundações devastaram a Europa Ocidental.

Quase um terço da rede fluvial da Europa ultrapassou o limite de inundação “alta”, enquanto 12% ultrapassaram os níveis de inundação “severa” em 2024.

As inundações devastadoras em Valência, no final de outubro, foram responsáveis ​​pela maior parte das vidas perdidas e dos danos econômicos causados ​​por inundações na Europa, com 232 mortos no desastre.

Em setembro, a tempestade Boris despejou a chuva mais forte já registrada na Europa Central em países como Áustria, República Tcheca, Alemanha e Eslováquia.

Cientistas confirmaram que as mudanças climáticas tornaram essas chuvas mais prováveis, pois uma atmosfera mais quente pode reter mais água, resultando em chuvas intensas.

O vapor d’água atmosférico atingiu um recorde histórico em 2024.

Outros fatores que influenciam as inundações incluem a gestão dos rios e o planejamento urbano, que determina se casas e infraestrutura serão construídas em áreas propensas a inundações.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Europa viveu piores inundações em mais de uma década em 2024, diz relatório no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim