Fluminense tem Mundial? Entenda polêmica do título da Copa Rio de 1952
Ao entrar em campo nesta sexta-feira (22), diante do Manchester City-ING, às 15h (de Brasília), no Estádio King Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita, o Fluminense vai estar em busca do seu bicampeonato mundial. Pelo menos esta é a conta que o clube faz e a taça exposta na Laranjeiras demonstra. Antes de estar nesta […]

Ao entrar em campo nesta sexta-feira (22), diante do Manchester City-ING, às 15h (de Brasília), no Estádio King Abdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita, o Fluminense vai estar em busca do seu bicampeonato mundial. Pelo menos esta é a conta que o clube faz e a taça exposta na Laranjeiras demonstra.
Antes de estar nesta final do Mundial de Clubes, o Fluminense já se considerava campeão do mundo em 1952. Naquele ano, o Tricolor venceu a Copa Rio, que para eles – e para o Palmeiras, campeão de 1951 – devem ser considerados como pioneiros da Copa do Mundo de Clubes.
Fifa esteve no Rio de Janeiro para a Copa Rio
O Fluminense, inclusive, lembra que dirigentes da Fifa estavam presentes para a disputa do torneio que ficou com o Tricolor. Na sede das Laranjeiras, está pintado nas arquibancadas, os dizeres de “Campeão Mundial de 1952”.
“Foi um torneio internacional entre os maiores clubes da América do Sul e da Europa à época. As duas edições ocorreram propositadamente logo após a Copa do Mundo de 1950. A Fifa estimulou a competição, e ela foi um torneio para tudo o que passamos a ver depois, inclusive a Champions League, até porque a Uefa nem existia no início dos anos 1950”, afirma Dhaniel Cohen, pesquisador e responsável pelo Flu-Memória.
Dossiê para a Fifa
Na Arábia Saudita para a disputa do Mundial de Clubes, o Fluminense também quer aproveitar para convencer a Fifa em chancelar sua importante conquista. Em 2021, a diretoria enviou um dossiê para a entidade e para a Conmebol solicitando a homologação do título. O documento teve apoio da CBF.
Na argumentação do Fluminense, o dossiê afirma que a Fifa chancelou um torneio “de moldes mundiais”. Porém, o torneio recebeu o nome de Copa Rio, assim como em 1951, porque a Prefeitura do Rio bancou a hospedagem e logística das delegações. Muitas vieram de navio da Europa.
O Fluminense também se baseia na decisão de 2017 da entidade máxima do futebol. Naquele ano, as chamadas Copa Intercontinentais – que se enfrentavam campeão da América do Sul e campeão da Europa, desde a década 60 – foram consideradas pela Fifa como torneio mundial de clubes.
Até hoje, o Fluminense não recebeu uma resposta da Fifa, nem o Palmeiras. Porém, como o Tricolor decide nesta sexta o torneio organizado pela entidade, a ideia em eventual conquista é cravar: Fluminense bicampeão do mundo de clubes.
A princípio, a Fifa tem a intenção de unificar competições como a Copa Rio. Para muitos, uma conquista do Flu diante do City pode acelerar esse processo.
Como foi a Copa Rio de 1952
Naquele ano, o Fluminense conquistou o torneio após passar pela fase de grupos, semifinal e vencer o Corinthians, em dois jogos, na grande decisão. A competição reuniu times de peso da América do Sul e da Europa.
Do Brasil, Fluminense e o Corinthians, representaram o país, por serem campeões estaduais. O Peñarol representou o Uruguai. A Seleção Uruguaia era a atual campeã do mundo em 1950, em pleno Maracanã, contra o Brasil.
O Libertad esteve como líder do Campeonato do Paraguaio naquele ano. Da Europa, vieram o Sporting de Lisboa, campeão de Portugal, o Grasshopper, campeão suíço. Também participaram da competição o Áustria Viena, campeão austríaco, e o Saarbrucken, vice-campeão alemão.
Há 71 anos, para sempre. Em um 2 de agosto, os heróis da Copa Rio eternizaram seus nomes na história Tricolor – o empate em 2 a 2 com o Corinthians garantiu o título mundial no Maracanã!
![]()
Tags:
Qual é a sua reação?






