Irã critica Trump ao Conselho de Segurança da ONU após ameaça

Presidente dos EUA disse que “haverá bombardeios” se Teerã não fizer acordo nuclear Este conteúdo foi originalmente publicado em Irã critica Trump ao Conselho de Segurança da ONU após ameaça no site CNN Brasil.

Mar 31, 2025 - 20:00
 0  0
Irã critica Trump ao Conselho de Segurança da ONU após ameaça

O Irã criticou Donald Trump ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas nesta segunda-feira (31) sobre comentários “imprudentes e provocativos” do presidente dos EUA, descrevendo-os como “uma violação flagrante do direito internacional” e da Carta das Nações Unidas.

Trump ameaçou o Irã no domingo (30) com bombardeios e tarifas secundárias se Teerã não chegasse a um acordo com Washington sobre seu programa nuclear.

Em uma carta, vista pela Reuters, o embaixador do Irã na ONU, Amir Saeid Iravani, escreveu que o governo iraniano “adverte fortemente contra qualquer aventura militar e responderá rápida e decisivamente a qualquer ato de agressão ou ataque dos Estados Unidos ou de seu aliado, o regime israelense, contra sua soberania, integridade territorial ou interesses nacionais”.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, também disse nesta segunda-feira (31) que os EUA receberiam um “golpe recíproco” se agissem segundo a ameaça do presidente Donald Trump.

Na semana passada, o Irã respondeu à carta dos EUA, com o presidente Masoud Pezeshkian explicando que Teerã não entraria em negociações diretas com Washington, mas estava disposto a continuar as negociações indiretamente, conforme uma liminar de Khamenei.

Em seu primeiro mandato, Trump retirou os EUA de um acordo de 2015 entre o Irã e as potências mundiais que impôs limites rígidos às atividades nucleares disputadas de Teerã em troca de alívio de sanções. Trump também reimpôs sanções abrangentes dos EUA.

Desde então, o Irã ultrapassou os limites desse acordo sobre enriquecimento de urânio.

As potências ocidentais acusam o Irã de ter uma agenda clandestina para desenvolver armas nucleares por meio do enriquecimento de urânio a um alto nível de pureza, acima do que eles dizem ser justificável para um programa de energia atômica civil.

Teerã diz que seu programa nuclear é totalmente para fins de energia civil.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Irã critica Trump ao Conselho de Segurança da ONU após ameaça no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim