Jussara Soares avalia atraso na apresentação do relatório da reforma tributária; veja
Durante o CNN 360° (segunda a sexta, 15h) desta quarta-feira (3), a analista da CNN Jussara Soares comentou sobre o aviso do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de que o relatório final da reforma tributária só será apresentado quando houver consenso entre os líderes partidários. Debates e pressões em torno da proposta Segundo Jussara, […]

Durante o CNN 360° (segunda a sexta, 15h) desta quarta-feira (3), a analista da CNN Jussara Soares comentou sobre o aviso do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de que o relatório final da reforma tributária só será apresentado quando houver consenso entre os líderes partidários.
Debates e pressões em torno da proposta
Segundo Jussara, a decisão de Lira evidencia que ele está atuando como o verdadeiro “relator” da regulamentação, coordenando os debates e buscando um acordo entre os diferentes setores e interesses envolvidos.
“Lira criou dois grupos de trabalho para discutir essa regulamentação, ou seja, não tem ninguém com muito poder nas mãos. No final, a palavra decisiva é de Arthur Lira”, explicou a analista.
Ela destacou que há muita pressão de diversos setores econômicos tentando influenciar os detalhes da proposta, como a definição de quais produtos ou serviços serão isentos de tributos. Um dos pontos mais polêmicos é a tributação da carne, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter defendido a isenção.
Expectativa por detalhes técnicos e decisões políticas
Apesar da expectativa inicial de que o texto seria divulgado nesta quarta-feira (3), Soares avalia que é possível que só seja tornado público amanhã (4), caso o consenso não seja alcançado hoje.
“São detalhes técnicos, mas também decisões políticas”, pontuou a analista, reforçando que a reforma tributária envolve interesses de diversos setores e, portanto, pressões sobre os parlamentares.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais
(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)
Qual é a sua reação?






