Lula pede Conselho de Segurança sem poder de veto e com membros de África e América Latina
Em discurso em Adis Abeba, presidente também afirmou que Conselho de Segurança está com “paralisia” e fez comentários sobre as guerras na Ucrânia e em Israel Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula pede Conselho de Segurança sem poder de veto e com membros de África e América Latina no site CNN Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou neste sábado (17), durante a 37ª Cúpula da União da Africana, em Adis Abeba, na Etiópia, sobre a necessidade de mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Durante seu discurso, Lula disse que a solução para crises como a da Palestina só serão solucionadas com a criação de uma “ONU fortalecida, e que tenha um Conselho de Segurança mais representativo, sem poder de veto e com membros permanentes da África e da América Latina”.
Atualmente, têm poder de veto e presença permanente no Conselho os Estados Unidos, a China, a Rússia, a França e o Reino Unido, apenas.
“Precisamos mudar urgentemente a representação dos países em desenvolvimento nos fóruns multilaterais, nas instituições que foram criadas para que a gente pudesse tentar consertar o mundo depois do pós-guerra”, afirmou Lula. “Hoje, essas instituições não ajudam mais. Pelo contrário, sufocam os países.”
O presidente falou, ainda, sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, em decorrência desde fevereiro de 2022.
“Há dois anos, a guerra na Ucrânia escancara a paralisia no Conselho”, disse o mandatário. “Não haverá solução militar para esse conflito. É chegada a hora da política e da diplomacia.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula pede Conselho de Segurança sem poder de veto e com membros de África e América Latina no site CNN Brasil.
Qual é a sua reação?






