Mais de dois mil soldados da Síria entram no Iraque, diz autoridade
Exército do presidente Bashar al-Assad recua enquanto rebeldes avançam Este conteúdo foi originalmente publicado em Mais de dois mil soldados da Síria entram no Iraque, diz autoridade no site CNN Brasil.
Aproximadamente dois mil soldados do Exército da Síria cruzaram a fronteira e procuraram refúgio no Iraque, informou Turki Al-Mahlawi, prefeito da cidade de Al-Qaim, à Reuters neste sábado (7).
Algumas das tropas ficaram feridas e estão recebendo tratamento médico, acrescentou.
Partidos governistas muçulmanos xiitas do Iraque e grupos armados avaliam prós e contras de uma intervenção armada na Síria, considerando uma grave ameaça o avanço dos rebeldes islâmicos sunitas.
Forças da oposição do governo sírio afirmam ter tomado o controle da cidade de Daraa, no sudoeste do país, aproximando-se cada vez mais de Damasco, capital da Síria, em uma guerra civil que já dura 13 anos.
O presidente Bashar al-Assad permanece na capital realizando atividades normais, segundo a agência de notícias estatal síria.
Entenda o conflito na Síria
A guerra civil da Síria começou durante a Primavera Árabe, em 2011, quando o regime de Bashar al-Assad reprimiu uma revolta pró-democracia.
O país mergulhou em um conflito em grande escala quando uma força rebelde foi formada, conhecida como Exército Sírio Livre, para combater as tropas do governo.
Além disso, o Estado Islâmico, um grupo terrorista, também conseguiu se firmar no país e chegou a controlar 70% do território sírio.
Os combates aumentaram à medida que outros atores regionais e potências mundiais — da Arábia Saudita, Irã, Estados Unidos à Rússia — se juntaram, intensificando a guerra no país para o que alguns observadores descreveram como uma “guerra por procuração”.
A Rússia se aliou ao governo de Bashar al-Assad para combater o Estado Islâmico e os rebeldes, enquanto os Estados Unidos lideraram uma coalizão internacional para repelir o grupo terrorista.
Após um acordo de cessar-fogo em 2020, o conflito permaneceu em grande parte “adormecido”, com confrontos pequenos entre os rebeldes e o regime de Assad.
Mais de 300 mil civis foram mortos em mais de uma década de guerra, segundo a ONU, e milhões de pessoas foram deslocadas pela região.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mais de dois mil soldados da Síria entram no Iraque, diz autoridade no site CNN Brasil.
Qual é a sua reação?






