Manifestantes na Argentina pedem criminalização do aborto

O aborto voluntário até 14 semanas de gestação foi legalizado em 2021, após aprovação no Senado Este conteúdo foi originalmente publicado em Manifestantes na Argentina pedem criminalização do aborto no site CNN Brasil.

Mar 29, 2025 - 20:00
 0  1
Manifestantes na Argentina pedem criminalização do aborto

Manifestantes marcharam em Buenos Aires neste sábado (29) exigindo que o país criminalize o aborto, menos de quatro anos após o governo anterior legalizar o aborto até 14 semanas de gravidez, sem a necessidade de provar estupro ou condições médicas graves.

Um manifestante segurava um cartaz dizendo “Ilegal, inseguro e caro”, enquanto outro segurava uma imagem de médicos com uma legenda dizendo: “Você estudou para curar, não caia na armadilha do aborto”. Alguns acenavam lenços azuis claros, que representam ativistas antiaborto na América Latina.

Em 2021, a Argentina legalizou o aborto voluntário até 14 semanas de gestação o Senado aprovar a lei em dezembro de 2020.

O partido do presidente argentino, Javier Milei, apresentou no ano passado um projeto de lei para criminalizar o aborto, mas a medida não conseguiu reunir o apoio necessário.

O partido de Milei também cortou o financiamento para educação sexual, contracepção e pílulas abortivas. Ele disse às Nações Unidas em setembro que as políticas em torno dos direitos reprodutivos eram “ridículas”, dadas as taxas de natalidade em declínio nos países ocidentais.

A Organização Mundial da Saúde estimou que 5% a 13% das mortes maternas no mundo são devidas a abortos inseguros, e que três em cada quatro abortos na América Latina são inseguros.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Manifestantes na Argentina pedem criminalização do aborto no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim