“Não teria acontecido sem nós”, diz Trump sobre cessar-fogo em Gaza

Enviado do republicano ao Oriente Médio auxilio equipe de Joe Biden na etapa final das negociações Este conteúdo foi originalmente publicado em “Não teria acontecido sem nós”, diz Trump sobre cessar-fogo em Gaza no site CNN Brasil.

Jan 23, 2025 - 19:50
 0  2
“Não teria acontecido sem nós”, diz Trump sobre cessar-fogo em Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (23) que o acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas “não teria acontecido” sem o envolvimento de sua equipe nas negociações.

A declaração foi dada durante o discurso do republicano no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, do qual participou via videoconferência.

“Antes mesmo de assumir o cargo, a minha equipe negociou um acordo de cessar-fogo no Oriente Médio, o que não teria acontecido sem nós, como penso que a maioria das pessoas presentes na sala sabe”, declarou Trump. “No início desta semana, os reféns começaram a retornar para suas famílias, eles estão voltando e é um espetáculo lindo. E eles vão voltar cada vez mais, começaram a voltar no domingo.”

A cooperação entre as equipes do agora ex-presidente Joe Biden e de Trump foi “quase sem precedentes”, declarou um alto funcionário do governo Biden após a resolução ser fechada, possibilitado por uma rara interseção de interesses entre rivais políticos que viram uma abertura após a vitória de Trump.

Brett McGurk, o negociador de longa data do Oriente Médio para o presidente Joe Biden, estava em Doha, capital do Catar, por semanas na esperança de um acordo final.

Ele foi acompanhado pelo enviado do presidente eleito Donald Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, para o empurrão final.

Em alguns momentos, McGurk e Witkoff dividiram reuniões pelo Oriente Médio para levar o cessar-fogo adiante, incluindo conversas críticas entre Witkoff e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na semana passada, das quais McGurk participou por telefone.

Se o negociador de Biden estava focado nos parâmetros do acordo, Witkoff estava presente para enfatizar o desejo de Trump de ver uma conclusão até o dia da posse.

Após o acordo ser anunciado, tanto o presidente entrante quanto o que sai assumiram todo o crédito, um sinal de que o relacionamento abalado entre eles perdura.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Não teria acontecido sem nós”, diz Trump sobre cessar-fogo em Gaza no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim