Netanyahu agradece a Orbán pela decisão da Hungria de sair do TPI

Premiê húngaro afirmou que Tribunal se tornou político após mandado de prisão contra líder israelense Este conteúdo foi originalmente publicado em Netanyahu agradece a Orbán pela decisão da Hungria de sair do TPI no site CNN Brasil.

Apr 3, 2025 - 10:20
 0  1
Netanyahu agradece a Orbán pela decisão da Hungria de sair do TPI

A saída da Hungria do Tribunal Penal Internacional (TPI) é uma decisão “ousada e baseada em princípios”, declarou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nesta quinta-feira (3) durante uma visita a Budapeste.

Netanyahu fez a viagem à Hungria desafiando um mandado de prisão do TPI contra ele por alegações de crimes de guerra em Gaza.

Israel rejeitou as acusações, que diz serem motivadas politicamente e alimentadas pelo antissemitismo. Ele afirma que o Tribunal perdeu toda a legitimidade ao emitir mandados contra um líder democraticamente eleito de um país que exerce o direito de autodefesa.

Netanyahu agradeceu ao primeiro-ministro húngaro, Victor Orbán, em uma coletiva de imprensa conjunta após a reunião bilateral.

A Hungria decidiu deixar o TPI “porque ele se tornou político, como mostraram suas decisões sobre a emissão de um mandado de prisão do TPI contra Netanyahu”, afirmou Orban em declaração à imprensa.

O premiê israelense tem desfrutado de forte apoio ao longo dos anos de Orbán, da Hungria, um importante aliado que esteve pronto para bloquear declarações da União Europeia ou ações críticas de Israel no passado.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Netanyahu agradece a Orbán pela decisão da Hungria de sair do TPI no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim