Papa Francisco já sofreu tentativa de assassinato; relembre
Revelação foi feita pelo pontífice mais de três anos depois do caso Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Francisco já sofreu tentativa de assassinato; relembre no site CNN Brasil.

Duas tentativas de atentado contra a vida do papa Francisco foram frustradas durante a histórica viagem do pontífice ao Iraque, a primeira após a pandemia, em março de 2021.
Um relatório dos serviços de segurança britânicos informou Francisco que uma jovem com explosivos estava a caminho de Mossul, terceira maior cidade do Iraque, com o objetivo de detoná-los durante a visita do pontífice.
O documento também identificou que uma van em alta velocidade havia partido em direção à cidade iraquiana, também com o objetivo de cometer um ataque.
As tentativas foram reveladas somente em dezembro de 2024, quando o pontífice falou sobre o assunto em sua primeira autobiografia, intitulada “Esperança”, lançada em janeiro de 2025.
“A polícia iraquiana os interceptou e detonou os explosivos. Isso também foi muito marcante para mim, foi o fruto envenenado da guerra”, afirmou Francisco enquanto comentava o livro.

A viagem foi considerada de altíssimo risco por razões de segurança e devido à pandemia de Covid-19, que estava na segunda onda de casos.
Porém, o papa se disse determinado a ir ao Iraque, país rico em história bíblica e onde reside uma das comunidades cristãs mais antigas do mundo.
Viagem histórica
Francisco foi o primeiro papa a ir ao Iraque, o que foi considerado um marco. O líder da Igreja Católica passou por diferentes cidades, celebrou missas e se encontrou com autoridades.
Na capital Bagdá, o pontífice celebrou a primeira missa pública do país para 100 pessoas, na Igreja de São José.
Em Najaf, município sagrado para os muçulmanos xiitas, o papa se encontrou com o aiatolá Ali al-Sistani, considerado o principal clérigo xiita na época.
Durante a conversa, os líderes falaram sobre a importância das comunidades religiosas trabalharem juntas.
Ainda durante a passagem pelo país, Francisco conheceu o refugiado sírio Abdullah Al Kurdi, pai de Aylan Kurdi, garoto de cinco anos cujo corpo foi encontrado em uma praia da Turquia, em 2015, quando a família tentava chegar na Grécia fugindo da guerra na Síria.
A imagem do menino morto na praia causou grande comoção internacional e se tornou o símbolo do drama dos refugiados que fugiam da guerra na Síria para Europa.
*Com informações de Reuters e CNN
Francisco foi o primeiro papa latino-americano; relembre sua história
Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Francisco já sofreu tentativa de assassinato; relembre no site CNN Brasil.
Qual é a sua reação?






