PM inicia 2ª edição Curso de Atendimento a Ocorrências Envolvendo Minorias Étnico-Raciais Capacitação é pré-requisito para integrar a Ronda Omnira
A Polícia Militar da Bahia realizou, na tarde desta segunda-feira (19), a aula inaugural do II Curso de Atendimento a Ocorrências Envolvendo Minorias Étnico-Raciais (CAOPER). A capacitação, que está na 2ª edição, é um dos pré-requisitos para integrar a Ronda Omnira, pioneira no Brasil a atuar de forma preventiva e ostensiva na defesa da liberdade […]

A Polícia Militar da Bahia realizou, na tarde desta segunda-feira (19), a aula inaugural do II Curso de Atendimento a Ocorrências Envolvendo Minorias Étnico-Raciais (CAOPER). A capacitação, que está na 2ª edição, é um dos pré-requisitos para integrar a Ronda Omnira, pioneira no Brasil a atuar de forma preventiva e ostensiva na defesa da liberdade religiosa.
A aula inaugural, realizada no auditório do Quartel do Comando Geral, no Largo dos Aflitos, foi proferida pela secretária da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães, e contou com a participação do diretor do Departamento de Promoção Social (DPS), coronel César Albuquerque, que representou o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, além de oficiais e praças da corporação.
Com 60 horas de duração, o curso conta com a participação de 30 alunos, sendo 28 policiais militares baianos e duas representações da Polícia Civil de outros estados, sendo uma delegada do Mato Grosso do Sul (MS) e uma escrivã do Amapá (AM).
Na abertura do evento, o coronel César Albuquerque destacou a importância que tem sido dada a essa temática pelo Governo do Estado e pelo Comando da instituição, além de acrescentar o papel da PM nesse contexto social. “Sabemos que a intolerância religiosa combatida pela Ronda Omnira perpassa também pela intolerância racial. Esse curso permitirá que os alunos saiam com expertise para serem multiplicadores, bem como para aprimorar a nossa forma de atuar nas ocorrências envolvendo minorias étnico-racial, porque tem que ser exemplar. Somos os responsáveis em dar o exemplo!”, enalteceu o diretor do DPS, órgão responsável pela coordenação.
Já a secretária Ângela Guimarães saudou a todos destacando os integrantes do grupo de trabalho de promoção da igualdade racial na PM e do Nafro, lembrando o quão relevante é essa discussão. “Agradeço por convocarem uma discussão necessária acerca da nossa realidade concreta: de diversidade étnico-racial, diversidade de gênero e da diversidade religiosa. A diversidade é a própria essência da humanidade.”, afirmou a secretária.
The post PM inicia 2ª edição Curso de Atendimento a Ocorrências Envolvendo Minorias Étnico-Raciais Capacitação é pré-requisito para integrar a Ronda Omnira first appeared on PMBA.
Qual é a sua reação?






