Principais candidatos votam em eleições parlamentares de Portugal

Pesquisas consideram improvável que apenas um partido consiga maioria de cadeiras no parlamento, o que abriria caminho para negociações para uma coalizão de governo Este conteúdo foi originalmente publicado em Principais candidatos votam em eleições parlamentares de Portugal no site CNN Brasil.

Mar 10, 2024 - 15:00
 0  2
Principais candidatos votam em eleições parlamentares de Portugal

O líder do partido de direita de Portugal, André Ventura, votou em Lisboa no domingo (10 de março) enquanto os eleitores enfrentam uma escolha entre mudar para um governo de centro-direita ou manter a centro-esquerda no poder.

É improvável que a eleição produza um vencedor claro, mostram as pesquisas de opinião, e o partido Chega poderia desempenhar um papel decisivo nas negociações subsequentes da coalizão, enquanto o país se prepara para comemorar 50 anos desde a queda da ditadura fascista.

O partido populista e anti-establishment Chega foi criado há apenas cinco anos. Eles se tornaram a terceira maior força parlamentar de Portugal nas eleições de 2022, quando obtiveram 7% dos votos, e as pesquisas de opinião mostram que poderia quase triplicar esse resultado desta vez.

As questões que dominam a campanha no país mais pobre da Europa Ocidental incluem uma crise habitacional incapacitante, baixos salários, falta de saúde e corrupção, visto por muitos como endêmico para os principais partidos.

As mesas de voto abriram às 8h (5h, horário de Brasília) e fecham às 19h (16h, horário de Brasília) em Portugal continental e uma hora mais tarde no arquipélago dos Açores. Os resultados são esperados por volta da meia-noite (21h, horário de Brasília).

O líder do Partido Socialista de Portugal (PS), Pedro Nuno Santos, também votou em Lisboa neste domingo (10).

O PS governante, agora liderado por Santos após a renúncia de António Costa, poderia tentar uma repetição de suas antigas alianças com o Bloco de Esquerda e os comunistas que lhes permitiram governar entre 2015 e 2019, se a esquerda combinada conseguir mais de 115 assentos no parlamento de 230 assentos.

O partido Chega, da direita, tem crescido em influência e poderia desempenhar um papel nas negociações pós-eleições.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Principais candidatos votam em eleições parlamentares de Portugal no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim