Respire e leia os enunciados com calma: veja dicas para as provas da segunda fase da Unesp
Começa neste domingo (10), às 14h, a segunda fase do vestibular a Unesp (Universidade Estadual Paulista). E a recomendação dos especialistas para os cerca de 32 mil candidatos aptos a fazer a prova neste fim de semana é ler com calma os enunciados e prestar bastante atenção às orientações da prova. O exame deve seguir uma […]

Começa neste domingo (10), às 14h, a segunda fase do vestibular a Unesp (Universidade Estadual Paulista). E a recomendação dos especialistas para os cerca de 32 mil candidatos aptos a fazer a prova neste fim de semana é ler com calma os enunciados e prestar bastante atenção às orientações da prova.
O exame deve seguir uma abordagem clássica do vestibular, porém com enunciados criativos, avaliam professores do cursinho Etapa.
Os participantes terão cinco horas para responder a 24 questões sobre ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Na segunda-feira (11), os estudantes enfrentarão a prova de linguagens e redação.
Em história, será preciso analisar imagens, jornais, poemas, letra de músicas, charges e trechos de páginas da internet, assim como leituras mais clássicas, como documentos históricos. O professor Marcus Vinícius de Morais destaca a era Vargas e a ditadura militar brasileira.
A dica do professor de geografia Daniel Simões são as questões que envolvem geopolítica. Ele lembra que é comum que o vestibular cobre agropecuária, transição demográfica e urbanização.
“A Unesp realiza muitas comparações entre textos e costuma ter questões sobre Karl Marx, Teoria Crítica, da Escola de Frankfurt, Iluminismo e filosofia política moderna”, pontuou o professor Silvio Sawaya.
Em química, a tendência é cobrar concentração de soluções, identificação de funções orgânicas e termoquímica. A professora Thatiana Guizwellini lembra das matérias que não caíram na primeira fase, como cinética química, pH e funções inorgânicas.
“Na Unesp, resistores, ondulatória, hidrostática, energia, trabalho e potência, reflexão da luz e espelhos, estática, campo elétrico, gases e termodinâmica são os mais prováveis”, diz o professor de física Wander Azanha, da Oficina do Estudante.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Os candidatos podem esperar ecologia, genética e evolução, que eram temas recorrentes na segunda fase da Unesp, antes de a fundação adotar questões objetivas em 2020, devido à pandemia de Covid-19. Com a volta do formato original para esta edição de 2024, é provável que as matérias retornem.
Já para matemática, a grande aposta é geometria espacial, segundo os professores.
Os portões serão fechados às 14 horas nos dois dias. Os candidatos devem comparecer ao prédio a partir das 13 horas, portando original de um dos seguintes documentos: RG, Carteira de Habilitação, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros, Identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe.
Os materiais de prova a serem levados pelos candidatos são caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente. Os cadernos de questões poderão ser consultados a partir das 20 horas de cada dia de exame, no site da Vunesp. O resultado final será divulgado em 31 de janeiro de 2024.
Para os cursos do Instituto de Artes, na capital, e de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design, em Bauru, é aplicada a prova de habilidades, conforme o calendário do Manual do Candidato, disponível para consulta nas páginas da Unesp e da Vunesp.
Ao todo, são 6.596 vagas, em 136 cursos diferentes.
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
A Unesp está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo “Olimpíadas Científicas Unesp 2024”, com 457 vagas adicionais em cursos de graduação destinadas a participantes e medalhistas de olimpíadas do conhecimento.
Os interessados não precisam estar inscritos no Vestibular Unesp 2024 e deverão se cadastrar, de forma gratuita, pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), onde está disponível o Manual do Candidato, com todas as informações sobre a seleção.
O prazo para inscrições e envio do upload dos documentos comprobatórios da premiação termina nesta segunda-feira (11).
Qual é a sua reação?






