Rússia pode fornecer usina nuclear para plano de Musk, diz enviado de Putin
Pequena usina seria usada para missão a Marte, um dos principais objetivos da SpaceX, uma das empresas do bilionário Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia pode fornecer usina nuclear para plano de Musk, diz enviado de Putin no site CNN Brasil.

A Rússia poderia fornecer uma pequena usina nuclear para uma missão a Marte planejada pelo empresário bilionário e CEO da SpaceX, Elon Musk, disse o enviado de cooperação internacional do presidente Vladimir Putin nesta quinta-feira (27).
Kirill Dmitriev afirmou que o governo poderia discutir a oferta com Musk por videoconferência. Foi a segunda vez que Dmitriev falou sobre uma potencial cooperação com Musk neste mês.
A proposta acontece depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou negociações com a Rússia com o objetivo de reavivar os laços bilaterais entre os países.
Moscou está buscando desenvolver cooperação econômica com Washington, mesmo que as sanções dos EUA contra a Rússia sobre o conflito permaneçam em vigor.
Cidade autossustentável em Marte
Musk, que é próximo de Trump, afirmou no início deste mês que o foguete Starship, da SpaceX, decolaria para Marte até o final de 2026, apesar de várias falhas em testes e em meio ao ceticismo de alguns especialistas espaciais sobre o cronograma projetado pelo empresário.
Em uma publicação no X, o CEO destacou que pousos humanos poderiam ocorrer já em 2029, mas que “2031 era mais provável”. Ele falou no ano passado sobre planos para construir uma “cidade autossustentável em cerca de 20 anos” em Marte, algo que precisaria de uma fonte de energia.
Dmitriev, que também é chefe de um fundo que trabalha para atrair investidores estrangeiros, destacou que a Rússia poderia contribuir muito para uma potencial missão a Marte.
“A Rússia pode oferecer uma usina nuclear de pequeno porte para uma missão a Marte e outras capacidades tecnológicas avançadas”, pontuou o enviado de Putin, segundo a agência de notícias estatal RIA.
“Acreditamos que a Rússia tem muito a oferecer para uma missão a Marte, porque temos algumas tecnologias nucleares que acho que podem ser aplicáveis”, ele acrescentou.
Dmitriev comentou ainda que Elon Musk é um “grande visionário” e que a Rússia vê a cooperação com ele como importante.
Projetos da Rússia para exploração espacial
Yuri Borisov, então chefe da agência espacial russa, a Roscosmos, disse no ano passado que seu país e a China estavam considerando colocar uma usina nuclear na Lua entre 2033 e 2035.
Ele argumentou que a ação poderia permitir que assentamentos lunares fossem construídos um dia.
A Rússia informou em 2022 que começaria a trabalhar em sua própria missão a Marte depois que a Agência Espacial Europeia (ESA) suspendeu um projeto conjunto após o início da guerra.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia pode fornecer usina nuclear para plano de Musk, diz enviado de Putin no site CNN Brasil.
Qual é a sua reação?






