SpaceX lança foguete com satélite espião da Coreia do Sul

Militares sul-coreanos querem ter vigilância 24 horas na península coreana Este conteúdo foi originalmente publicado em SpaceX lança foguete com satélite espião da Coreia do Sul no site CNN Brasil.

Dec 1, 2023 - 20:25
 0  2
SpaceX lança foguete com satélite espião da Coreia do Sul

Um foguete Falcon 9, da SpaceX, transportando o primeiro satélite espião da Coreia do Sul, foi lançado nesta sexta-feira (1°) da Base Espacial de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos.

Isso acontece pouco tempo após a Coreia do Norte ter lançado com sucesso seu próprio satélite de reconhecimento militar, em novembro.

O satélite da Coreia do Sul foi colocado em órbita e, pouco mais de uma hora após o lançamento, “estabeleceu comunicação com sucesso com uma estação terrestre”, disse o Ministério da Defesa sul-coreano.

A SpaceX encerrou a transmissão ao vivo da missão minutos após a decolagem do foguete e da recuperação de seu impulsionador do estágio principal, sem mostrar a implantação da carga útil sul-coreana.

Em maio, a Coreia do Sul usou seu próprio veículo de lançamento Nuri para colocar em órbita um satélite com capacidade de missão pela primeira vez, mas contratou a empresa americana SpaceX para lançar um total de cinco satélites espiões até 2025.

Com as missões, o país quer acelerar a meta de ter vigilância 24 horas sobre a península coreana.

A Coreia do Sul tem contado com seus aliados norte-americanos para obter informações por satélite, mas está planejando uma série de satélites de reconhecimento e comunicações militares como parte de um impulso mais amplo para o espaço.

Depois de duas tentativas anteriores terem terminado em quedas de foguetes neste ano, a Coreia do Norte usou o seu próprio veículo de lançamento, o Chollima-1, para colocar em órbita o satélite de reconhecimento Malligyong-1.

Pyongyang ainda não divulgou nenhuma imagem desse satélite, e os analistas dizem que suas capacidades são desconhecidas.

A mídia estatal norte-coreana diz que o dispositivo já fotografou uma série de “regiões-alvo”, desde a Casa Branca e o Pentágono até bases militares dos EUA na Coreia do Sul, Guam e Havaí, e a capital sul-coreana, Seul.

Este conteúdo foi originalmente publicado em SpaceX lança foguete com satélite espião da Coreia do Sul no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim