Suprema Corte dos EUA rejeita recurso do TikTok, que pode ser banido
Medida surge após alertas do governo Biden de que o aplicativo representa "grave" ameaça à segurança nacional por causa de seus laços com a China Este conteúdo foi originalmente publicado em Suprema Corte dos EUA rejeita recurso do TikTok, que pode ser banido no site CNN Brasil.

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta sexta-feira (17), que a lei que pode bloquear o TikTok no país pode entrar em vigor neste fim de semana, rejeitando um recurso da plataforma que alegava que a proibição viola a Constituição americana.
A decisão foi “per curiam”, ou seja, assinada pelo colegiado como um todo e não por um juiz específico. Não houve divergências relatadas entre os magistrados.
A medida permitirá que o aplicativo seja banido no país neste domingo (19). Ela acontece após alertas do governo de Joe Biden de que o aplicativo representa uma “grave” ameaça à segurança nacional por causa de seus laços com a China.
No entanto, ainda não está claro se a proibição será aplicada de fato e se os 170 milhões de usuários americanos do aplicativo sentirão algum impacto neste fim de semana.
Não há precedentes para o governo dos EUA bloquear uma grande rede social.
A Suprema Corte reconheceu na decisão que o TikTok oferece “uma saída distinta e expansiva para expressão, meios de engajamento e fonte de comunidade”, mas destacou que o Congresso está focado em questões de segurança nacional e que, segundo o tribunal, isso foi um fator decisivo em como o caso foi avaliado.
“O Congresso determinou que a alienação é necessária para abordar suas preocupações de segurança nacional bem fundamentadas em relação às práticas de coleta de dados do TikTok e ao relacionamento com um adversário estrangeiro”, ressalta a decisão.
* Em atualização
Este conteúdo foi originalmente publicado em Suprema Corte dos EUA rejeita recurso do TikTok, que pode ser banido no site CNN Brasil.
Qual é a sua reação?






