Tornados e chuvas torrenciais devastam os EUA deixando quatro mortos
Quase 300 alertas foram emitidos em 15 estados desde a quarta-feira (2) de manhã Este conteúdo foi originalmente publicado em Tornados e chuvas torrenciais devastam os EUA deixando quatro mortos no site CNN Brasil.

Tempestades se estendem da região sul até o nordeste dos Estados Unidos na manhã desta quinta-feira (3), após uma noite devastadora de fortes chuvas. Algumas mais poderosas atingem os estados da Virginia, Kentucky e Tennessee.
As chuvas não estão tão intensas quanto na quarta-feira (2) à noite, quando vários tornados atingiram o país, mas ainda são perigosas o suficiente para produzir alertas de tempestades severas e tornados nas últimas horas.
Pelo menos quatro mortes foram relatadas após a passagem dos eventos. Uma pessoa morreu na noite de quarta-feira no Missouri devido às tempestades, informaram autoridades.
Três pessoas foram mortas no Tennessee durante a noite, segundo autoridades estaduais e locais.
Quase 300 alertas de tornado foram emitidos em 15 estados desde a quarta-feira (2) de manhã pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA. A maior parte dele ocorreu durante a noite.
Ao menos mil avisos de tornado foram emitidos no país até o momento, somente neste ano.
Este é o segundo maior número de qualquer ano, atrás somente de 2008 (1.024), conforme análise da CNN.
Quase seis milhões de pessoas são impactadas pelo alerta, que inclui os estados do Tennessee e Mississippi. Mais de 280 mil clientes estão sem energia em Indiana, Ohio, Kentucky e Arkansas, segundo o PowerOutage.US.
Uma linha de tempestades fortes a severas se movimentará pela área de alerta durante a noite.
Mesmo que possa haver uma tendência geral de enfraquecimento das tempestades, elas ainda podem produzir tornados com rajadas localmente prejudiciais de até aproximadamente 121 km/h e granizo de até 4 cm de diâmetro.
Atualmente, 14 milhões de pessoas estão sob alerta de tornado no centro dos EUA.
As tempestades perderam um pouco de sua força na manhã desta quinta-feira (3), mas partes dos estados atingidos enfrentarão uma nova rodada de chuvas com possíveis tornados ainda nesta quinta-feira. Tempestades severas podem atingir a região até sábado (5).
Chuvas torrenciais também dispararam avisos de enchentes repentinas que não vão parar por dias. Tempestades quase ininterruptas no fim de semana podem desencadear inundações “geracionais”, alertaram meteorologistas.
A crise climática está tornando chuvas extremas prováveis. Uma análise recente revelou que isso intensificou as taxas de precipitação horária em quase 90% das grandes cidades dos EUA desde 1970.
Estado de Emergência
Autoridades de emergência declararam estado de emergência no Tennessee na noite de quarta-feira (2) decorrência das fortes tempestades e possíveis inundações, disse o governador Bill Lee no X.
As severe storms & flooding sweep across the state, TN has issued a State of Emergency.
We encourage all Tennesseans to make a safety plan, heed local guidance, & follow key updates from @TennesseeEMA amid the inclement weather. https://t.co/PNRiEYQHFM
— Gov. Bill Lee (@GovBillLee) April 3, 2025
A medida permite que o estado mobilize recursos para responder à tempestade, informou a Agência de Gerenciamento de Emergências do Tennessee em um comunicado.
O governador solicitou assistência federal para auxiliar na remoção de escombros, medidas de proteção de emergência e muito mais, segundo a agência.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tornados e chuvas torrenciais devastam os EUA deixando quatro mortos no site CNN Brasil.
Qual é a sua reação?






