Turquia deporta jornalista por ameaça à “ordem pública” e multa emissoras

Correspondente britânico estava no país cobrindo os protestos de rua desencadeados pela prisão do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu Este conteúdo foi originalmente publicado em Turquia deporta jornalista por ameaça à “ordem pública” e multa emissoras no site CNN Brasil.

Mar 27, 2025 - 13:20
 0  1
Turquia deporta jornalista por ameaça à “ordem pública” e multa emissoras

Autoridades turcas deportaram o correspondente da BBC News, Mark Lowen, nesta quinta-feira (27), após detê-lo por 17 horas e classificá-lo como uma “ameaça à ordem pública”.

Lowen estava na Turquia para cobrir os protestos de rua em massa desencadeados pela prisão do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu.

A presidente-executiva da BBC News, Deborah Turness, chamou a deportação de “extremamente preocupante” e afirmou que a emissora levantaria a questão junto às autoridades turcas.

Lowen, que já morou na Turquia por cinco anos, declarou que sua expulsão foi “extremamente angustiante”, acrescentando que a liberdade de imprensa é essencial para a democracia.

Imamoglu, maior rival político do presidente Tayyip Erdogan, foi preso no domingo (23), e segue aguardando julgamento por acusações de corrupção que ele nega.

O prefeito de Istambul e seus apoiadores alegam que a detenção tem motivação política e é antidemocrática, uma afirmação que o governo de Erdogan nega.

Sua prisão provocou os maiores protestos contra o governo na Turquia em mais de uma década e levou à detenção de quase 1.900 pessoas em todo o país.

Enquanto isso, o órgão de vigilância da mídia da Turquia, o Conselho Supremo de Rádio e Televisão (RTUK), impôs multas a quatro emissoras devido à cobertura relacionada à prisão de Imamoglu, relatou um membro do RTUK.

As sanções foram emitidas contra programas veiculados nos canais pró-oposição SZC TV, Tele1 e Halk TV, bem como na NOW TV, por supostas violações.

Além disso, a SZC TV foi obrigada a interromper as transmissões por 10 dias, com a RTUK alertando que uma terceira violação poderia resultar na revogação de sua licença.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Turquia deporta jornalista por ameaça à “ordem pública” e multa emissoras no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim