Unicamp 2024: redação muda a cada edição; veja dicas para ir bem em qualquer situação

É esperado que o estudante se adapte conforme a proposta de redação no primeiro dia da segunda fase do vestibular da Unicamp, neste domingo (3). Diferentemente dos demais vestibulares, a redação para entrar na Universidade Estadual de Campinas não é uma dissertação-argumentativa, e muda a cada edição do processo. Os candidatos podem esperar propostas mais […]

Dec 2, 2023 - 15:30
 0  3
Unicamp 2024: redação muda a cada edição; veja dicas para ir bem em qualquer situação

unicamp-2024:-redacao-muda-a-cada-edicao;-veja-dicas-para-ir-bem-em-qualquer-situacao

É esperado que o estudante se adapte conforme a proposta de redação no primeiro dia da segunda fase do vestibular da Unicamp, neste domingo (3). Diferentemente dos demais vestibulares, a redação para entrar na Universidade Estadual de Campinas não é uma dissertação-argumentativa, e muda a cada edição do processo.

Os candidatos podem esperar propostas mais criativas, relacionadas a temáticas atuais. Isso não é algo ruim, uma vez que o estudante tem mais liberdade para elaborar o texto.

“Por exemplo, se o que a Unicamp pediu foi um ‘textão’ de internet, então é adequado que o aluno traga variações e marcações linguísticas típicas desse meio de comunicação”, explica a coordenadora de linguagens do cursinho Anglo, Daniela Tofolli.

Ao receber a prova, o aluno vai se deparar com duas propostas de redação e deve selecionar somente uma para desenvolver o texto. Desta forma, Daniela frisa que o mais importante é prestar atenção às instruções e à situação.

• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto

Não há necessidade de tentar prever o gênero textual ou o tema da redação: o vestibular vai apresentar um enunciado claro, com instruções diretas sobre o que é esperado que o estudante elabore.

Para Vanessa Botasso, professora e coordenadora de redação do cursinho Poliedro, de Campinas, o mais valioso é a leitura e o planejamento: “Nada de sair escrevendo direto da leitura do enunciado, é preciso planejar”.

Os critérios de correção também são diferentes, uma vez que a Unicamp não exige repertório cultural — como fazem o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular da USP. É preciso, no entanto, demonstrar conhecimentos sobre o que está acontecendo pelo mundo e ter boas referências de argumentação.

O uso dos textos motivadores na redação também é levado em consideração, ao avaliar o diálogo entre as informações fornecidas aos candidatos e o texto final. “Espera-se que as ideias presentes [nos textos] sejam integradas de maneira crítica e adequada ao raciocínio desenvolvido”, afirma Daniela. A paráfrase, ou seja, o uso de informações do texto com outras palavras, deve ser usada com cautela.

Antes de passar o texto final para a folha de prova, a dica de Vanessa é reler a redação se imaginando na posição pedida, seja um depoimento, crônica, artigo de opinião e outros, e revisar a gramática. “A correção é bem atenta às convenções da escrita e às normas gramaticais, então revise e mantenha o padrão médio de 24 linhas”, conclui.

*Sob supervisão de Pedro Marques

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim