Vitória para Trump: Suprema Corte ouvirá caso sobre cidadania nos EUA
Presidente dos EUA disse estar "feliz" com o aceite do tribunal federal em ouvir argumentos no caso de acabar com o direito por nascença Este conteúdo foi originalmente publicado em Vitória para Trump: Suprema Corte ouvirá caso sobre cidadania nos EUA no site CNN Brasil.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (17) estar “muito feliz” com a concordância da Suprema Corte em ouvir os argumentos sobre seu plano para acabar com a cidadania por direito de nascença.
A Suprema Corte ouvirá os argumentos do caso no dia 15 de maio.
Presidentes e tribunais anteriores dos EUA, por mais de um século, leram a 14ª Emenda da Constituição americana para garantir a cidadania a qualquer pessoa “nascida ou naturalizada nos Estados Unidos”.
Contudo, Trump fez campanha para acabar com a ação e assinou uma ordem executiva que teria impedido o governo de emitir ou aceitar documentos que reconhecessem a cidadania para pessoas nascidas nos EUA de pais estrangeiros. Posteriormente, a medida foi tomada por ações judiciais e liminares abrangentes.
Questionado nesta quinta-feira sobre a concordância da Suprema Corte em ouvir os argumentos, Trump afirmou que a cidadania por direito de nascença “tem a ver com escravidão”, parecendo vincular o direito constitucional ao seu contexto da época da Guerra Civil. A 14ª Emenda foi ratificada em 1868.
“Se você olhar dessa forma, o caso é fácil de ganhar. E espero que os advogados falem sobre cidadania por direito de nascença e escravidão, porque era disso que se tratava. E era algo muito positivo — era para ser positivo, e eles usam isso agora, não para a escravidão. Eles usam isso para pessoas que entram no nosso país, entram e, de repente, se tornam cidadãos”, afirmou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Vitória para Trump: Suprema Corte ouvirá caso sobre cidadania nos EUA no site CNN Brasil.
Qual é a sua reação?






