Blumenau supera expectativas e tem saldo de empregos de mais de 3,5 mil oportunidades
Segundo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de Blumenau, o setor de serviços foi o que teve maior saldo de empregos em 2023 A cidade de Blumenau fecha o ano de 2023 superando as expectativas em relação à geração de empregos. Segundo o SINE (Sistema Nacional de Emprego), de janeiro a dezembro deste ano, […]

Segundo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de Blumenau, o setor de serviços foi o que teve maior saldo de empregos em 2023
A cidade de Blumenau fecha o ano de 2023 superando as expectativas em relação à geração de empregos. Segundo o SINE (Sistema Nacional de Emprego), de janeiro a dezembro deste ano, cerca de 12,2 mil atendimentos de intermediação de mão de obra foram realizados.
Leia mais
Blumenau supera as expectativas e tem saldo de mais de 3,5 mil vagas de emprego – Foto: Divulgação/Reprodução/ND
Ao todo, foram 2.102 vagas de emprego, 3.504 pessoas recolocadas no mercado de trabalho e outras 14.522 encaminhadas para vagas de emprego.
O Sine ainda ressalta que em 2024, a expansão das empresas ofertará ainda mais vagas de emprego, fomentando a economia do município.
Atualmente, Blumenau conta com 136.963 carteiras assinadas, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O setor de serviços foi o que ficou com maior saldo de vagas, com 1.331.
A administração pública ficou logo em seguida com 761 vagas, já a construção civil, com 433, alojamento e alimentação com 341, indústria com 246 e o comércio com 228 vagas.
Educação é a chave para novos empregos
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo de Blumenau, Valdecir Mengarda, explica que nas visitas feitas em empresas da região, uma das estratégias abordadas para os aumentos dos números são os cinco seixos estratégicos, TIC, saúde, eletro metalmecânico, têxtil e turismo com educação.
Blumenau encerra o ano com mais de 3,5 mil inclusas no mercado de trabalho – Foto: Divulgação/Reprodução/ND
“Cada eixo reúne-se periodicamente, onde tratam de estratégias de desenvolvimento econômico, sendo a educação e formação de mão de obra como tema permanente”, comenta o secretário.
Ele ainda sita cases de sucesso como +Devs2Blu e Entra 21, onde Empresas, Entidades e Governo (municipal e estadual), concentraram forças para a formação de mão de obra, em parceria com a Blusoft.
“Esta formação de mão de obra acaba beneficiando todos os eixos. Para o próximo ano a estratégia é dar continuidade e ampliar esse trabalho, fortalecendo o ecossistema, nos aproximando cada vez mais das demandas do setor empresarial”, finaliza Valdecir.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.
Qual é a sua reação?






