Chefe da ONU alerta para impacto de guerra comercial sobre países pobres
António Guterres descreveu resultado sobre os países em desenvolvimento como "mais devastador" Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefe da ONU alerta para impacto de guerra comercial sobre países pobres no site CNN Brasil.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta terça-feira (8) que está particularmente preocupado com os países em desenvolvimento mais vulneráveis em meio a uma guerra comercial, descrevendo o impacto sobre eles como “mais devastador”.
“As guerras comerciais são extremamente negativas. Ninguém ganha com uma guerra comercial, todo mundo tende a perder”, disse a jornalistas.
Guerra comercial
Desde que começou o segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump dava sinais de deflagrar uma guerra comercial. Na mira estão parceiros, a exemplo de Canadá e México, e concorrentes, como na China.
O Brasil também não saiu ileso da linha de tiro.
A guerra comercial teve data para começar: 2 de abril, chamado pelo republicano como “Dia da Libertação”. O presidente dos EUA definiu a data como um “dia histórico para a América” e afirmou que as medidas farão o país “rico novamente”.
Quem pagará a conta será uma centena de países. A China ficou com uma taxa de reciprocidade de 34%, mais a tarifa prévia de 20% por itens chineses. A União Europeia ficou com uma tarifa de 20%, enquanto o Brasil ficou com uma taxação de 10% sobre as importações com destino aos EUA.
Ao todo, 185 países serão taxados a partir do dia 5 de abril com porcentagens entre 10% e 50%.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefe da ONU alerta para impacto de guerra comercial sobre países pobres no site CNN Brasil.
Qual é a sua reação?






