Parlamentares americanos avaliam limitar capacidade de Trump impor tarifas
Projeto partiu do Senado e conta com apoio de parte da bancada republicana Este conteúdo foi originalmente publicado em Parlamentares americanos avaliam limitar capacidade de Trump impor tarifas no site CNN Brasil.

Diante da crise causada pelas tarifas de Donald Trump, o Congresso americano agora avalia limitar o poder da Casa Branca para determinar a política comercial do país. O texto, entretanto, sofre resistências dentro e fora do legislativo.
A proposta partiu do Senado e obrigaria o executivo a avisar o Congresso, com 48 horas de antecedência, sobre a implementação de qualquer tarifa de importação. O projeto também daria ao legislativo a possibilidade de vetar novas barreiras alfandegárias.
Nos bastidores, o texto contou com o aval de democratas e republicanos.
Ainda assim, o líder da maioria no senado, John Thune, não endossou a medida e manteve o apoio público ao avanço tarifário de Donald Trump.
A Casa Branca já avisou aos parlamentares que vetaria a lei, caso o projeto fosse aprovado.
A dissidência interna reflete o que seria um aumento da percepção negativa do eleitorado à escalada da política tarifária de Trump.
A expectativa é de que as barreiras alfandegárias levem ao aumento da inflação.
Uma guerra comercial também vai diminuir a margem de atuação de empresários americanos no exterior.
Produtores agrícolas, por exemplo, já criticaram publicamente o isolamento econômico — dizendo que não há demanda interna pro tamanho da safra americana.
Nesta segunda-feira, a Stellantis, montadora responsável pelas marcas “Jeep” e “Ram”, dispensou novecentos trabalhadores. Isso porque, parte da produção depende de peças feitas no exterior e que pagam a tarifa de 25% implementada por Trump contra qualquer automóvel.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Parlamentares americanos avaliam limitar capacidade de Trump impor tarifas no site CNN Brasil.
Qual é a sua reação?






