Trump e outros líderes mundiais parabenizam Noboa após vitória no Equador

Após derrotar adversária Luisa González, líder deve governar o país por mais quatro anos Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump e outros líderes mundiais parabenizam Noboa após vitória no Equador no site CNN Brasil.

Apr 14, 2025 - 18:15
 0  11
Trump e outros líderes mundiais parabenizam Noboa após vitória no Equador

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e outros líderes mundiais parabenizaram Daniel Noboa nesta segunda-feira (14) por sua vitória nas eleições equatorianas.

“Parabéns a Daniel Noboa, que será um grande líder para o maravilhoso povo equatoriano. Ele não vai decepcionar vocês!”, Trump escreveu nas redes sociais.

Gabriel Boric, presidente do Chile, também saudou Noboa pela vitória nas urnas.

“Do Chile, saudamos o povo equatoriano por sua participação democrática ontem. Parabenizo o presidente eleito Daniel Noboa por este novo mandato que se inicia e também reconhecemos aqueles, como Luisa González, que contribuíram para fortalecer o debate democrático com visão e coragem”, Boric afirmou.

Da República Dominicana, o presidente Luis Abinader também enviou suas felicitações, destacando que “mais de 80% da população participou do evento de forma civil e pacífica, com a presença de renomados observadores internacionais”.

O governo do Peru, por sua vez, enfatizou sua “vontade de fortalecer os laços de fraternidade e cooperação, consolidando a democracia como único caminho para o desenvolvimento integral de nossos povos e da região”.

Já o governo da Espanha, liderado por Pedro Sánchez, também emitiu um comunicado parabenizando Noboa e destacando “o progresso pacífico que foi possível graças à presença de missões internacionais de observação”.

“A Espanha reafirma seu compromisso com as relações fraternais de amizade e cooperação que nos unem ao Equador e trabalhará com as autoridades equatorianas para promover o desenvolvimento sustentável, defender a democracia e proteger os direitos dos migrantes”, escreveu o governo.

O candidato de direita Daniel Noboa foi reeleito presidente do Equador no domingo (13), derrotando a adversária Luisa González.

González, do partido Revolução Cidadã, declarou em uma coletiva de imprensa que não reconheceria os resultados.

O novo mandato do líder equatoriano começará no dia 24 de maio. Seu primeiro mandato presidencial começou em 23 de novembro de 2023, após vencer as eleições convocadas naquele mesmo ano para encerrar a presidência de Guillermo Lasso, que deixou o cargo após dissolver a Assembleia Nacional.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump e outros líderes mundiais parabenizam Noboa após vitória no Equador no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim