Xi afirma parceria “sem limites” com Putin em ligação sobre Ucrânia

Líderes conversaram na data que marca três anos da invasão russa no território ucraniano Este conteúdo foi originalmente publicado em Xi afirma parceria “sem limites” com Putin em ligação sobre Ucrânia no site CNN Brasil.

Feb 24, 2025 - 09:05
 0  1
Xi afirma parceria “sem limites” com Putin em ligação sobre Ucrânia

O presidente da China, Xi Jinping, reafirmou sua parceria “sem limites” em uma ligação telefônica com o presidente russo Vladimir Putin nesta segunda-feira (24), informou a mídia estatal chinesa, no dia que marca o terceiro ano da invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia.

Os líderes mantiveram as conversas enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, pressionava por um acordo rápido para acabar com a guerra na Ucrânia, levantando a perspectiva de que Washington poderia criar uma divisão entre Xi e Putin e se concentrar em competir com a segunda maior economia do mundo.

A ligação parecia ter como objetivo dissipar tais perspectivas – os dois líderes ressaltaram a durabilidade e a natureza “de longo prazo” de sua aliança, com sua própria “dinâmica interna” que não seria impactada por nenhuma “terceira parte”.

“As relações China-Rússia têm uma forte força motriz interna e valor estratégico único, e não são direcionadas a, nem são influenciadas por, nenhuma terceira parte”, afirmou Xi, segundo a leitura oficial publicada pela mídia chinesa.

Ele continuou dizendo que, “as estratégias de desenvolvimento e as políticas externas da China e da Rússia são de longo prazo”.

Trump alarmou os aliados europeus de Washington ao deixar eles e a Ucrânia fora das negociações com a Rússia na semana passada e culpar o governo ucraniano pela invasão russa em 2022.

Esta foi a segunda ligação que ambos os líderes fizeram este ano, após discutirem como construir laços com Trump em janeiro.

China e Rússia declararam uma parceria estratégica “sem limites”, dias antes de Putin enviar dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia em fevereiro de 2022.

Xi se encontrou com Putin mais de 40 vezes na última década e Putin descreveu a China como uma “aliada” nos últimos meses.

Pequim se recusou a condenar Moscou por seu papel na guerra, tensionando seus laços com a Europa e os EUA como resultado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Xi afirma parceria “sem limites” com Putin em ligação sobre Ucrânia no site CNN Brasil.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

admin Sobre mim